terça-feira, 30 de novembro de 2021

Nicotina

 Nicotina é uma droga psicoativa, alcaloide básica, líquida e de cor amarela que constitui o princípio ativo do tabaco. O seu nome deve-se ao diplomata francês Jean Nicot, que foi o difusor do tabaco na França. Embaixador francês em Lisboa, Jean Nicot trouxe esta planta de Portugal e a tornou conhecida no seu país. Existem evidências consideráveis de que a nicotina atua na promoção e progressão de diversos tipos de câncer, como de pulmão, mama, pâncreas, garganta, cérebro, entre outros.


terça-feira, 23 de novembro de 2021

Anfetaminas

 As anfetaminas são um grupo de drogas estimulantes, algumas delas usadas no passado como pastilhas de emagrecimento. Aparecem geralmente sob a forma de pó branco acinzentado, vendidas em embalagens dobradas em papel chamadas de ‘invólucros’. São normalmente engolidas mas podem ser injectadas ou ‘snifadas’. Um tipo conhecido como ‘ice’ ou ‘cristal’ pode ser fumado.

Efeitos – Estes dependem da forma como se toma a droga. Uma pequena dose pela boca fá-lo sentir mais alerta e enérgico. Doses maiores que injecte ou fume dão-lhe uma sensação de prazer. Alguns utilizadores de speed abusam e tornam-se super activos e tagarelas.

Efeitos secundários – Tal como acontece com outras drogas estimulantes, pode experimentar uma depressão após a pedrada provocada pela droga. Doses maiores de anfetaminas podem causar pânico, paranóia e alucinações. Com o uso prolongado, pode-se desenvolver uma condição conhecida como ‘psicose por anfetaminas’, com sintomas semelhantes à esquizofrenia. A paranóia pode torná-lo violento se acreditar que está a ser ameaçado ou perseguido.

Riscos – A psicose por anfetaminas pode continuar após ter parado de usar a droga. Caso se torne agressivo ou violento, pode envolver-se em situações perigosas. Os riscos de injectar são idênticos aos das outras drogas, tais como a heroína.



Heroína

 A heroína é feita da morfina, uma das drogas oriundas da papoila de ópio. Usa-se de forma injectável ou fumada.

Efeitos – Injectar a heroína dá um efeito rápido seguido de sensação de paz e sonho. Sente calor, relaxado e sonolência. Há uma redução da dor, da agressão e dos desejos sexuais.

Efeitos secundários – Os efeitos secundários da heroína e outros opiáceos (tais como a morfina e a metadona) incluem obstipação e respiração mais fraca. No entanto, a maioria dos perigos da heroína resultam da overdose e do facto de se injectar a droga.

Riscos – O que é vendido na rua como heroína contém muitas das vezes outras substâncias, tais como açúcar, farinha, pó talco e outras drogas. Essas substâncias podem parecer inofensivas, mas se as injectar podem causar danos ao corpo, tais como coágulos de sangue, abcessos e gangrena. O HIV e a hepatite B e C podem propagar-se pela partilha de seringas. O uso regular de heroína leva frequentemente à dependência, especialmente se a injectar.

A metadona é usada como droga de substituição para tratar a dependência da heroína. Vem sob a forma de um líquido verde, que se bebe uma vez por dia para se perder a vontade de tomar heroína. O risco mais sério da metadona é a morte por overdose.




cocaína

 A cocaína é um pó branco feito das folhas da planta da coca, que cresce sobretudo na América do Sul. É normalmente ‘snifada’ pelo nariz. O ‘crack’ não é uma droga diferente mas uma forma de cocaína mais viciante. O crack, também conhecido como ‘rock’, ‘pedra’ ou ‘base livre’, é normalmente fumado. A cocaína é por vezes injectada ou ingerida.

Efeitos – A cocaína é um poderoso estimulante. Fá-lo sentir mais alerta e energético e também tira a sensação de fome e sede.Estes efeitos podem durar até 20 minutos após cada uso. Fumar crack dá uma pedrada mais curta mas mais intensa.

Efeitos secundários – Devido aos seus poderosos efeitos, os utilizadores de cocaína ficam muitas vezes com vontade de mais. Doses grandes podem fazer com que fique exausto, ansioso e deprimido e por vezes agressivo.

Riscos – O facto de ‘snifar’ a cocaína pode causar danos permanentes ao interior do nariz. O uso da cocaína pode danificar o seu coração e pulmões e grandes doses pode provocar a morte por ataque cardíaco ou coágulos de sangue. Tomar cocaína com álcool aumenta o risco de ataque cardíaco e de morte. A ingestão de cocaína pode danificar o tecido do intestino. A depressão que se segue ao êxtase pode ser séria e levar a tentativas de suicídio. Com o decorrer do tempo e abuso da substância, a sensação de excitação provocada pela cocaína pode fazer com que fique agitado, perca o sono e o peso. Algumas pessoas podem ficar com psicose paranóica pelo que podem ficar violentas. O forte desejo por cocaína, especialmente crack, podem levar ao desejo de querer a droga a toda a hora e pode perder o controlo do seu uso da droga.



Cannabis

 A cannabis é uma planta natural e usada em três formas principais. O tipo mais comum, é chamado resina, que vem em bocados ou blocos de cor escura. Menos comuns são as folhas e caules da planta, chamada de marijuana ou erva. O terceiro tipo, o óleo de cannabis, é raramente visto na Irlanda.

A cannabis é normalmente enrolada com tabaco num ‘charro’ ou ‘em cachimbo’ e fumada, mas também pode ser cozinhada e ingerida.

Efeitos – Ficar ‘pedrado’ com cannabis fá-lo sentir relaxado, falador e feliz. Algumas pessoas sentem que o tempo abranda e dizem também apreciar melhor as cores, os sons e os sabores. Pode-se ficar com grande vontade de comer, chamado de ‘apetite voraz’.

Efeitos secundários – A cannabis pode afectar a sua memória e concentração e pode deixá-lo cansado e com falta de motivação. Se não estiver habituado à cannabis ou usar um tipo mais forte do habitual pode sentir ansiedade, pânico ou confusão. Pode ter delírios ou alucinações.

Riscos – Muitas pessoas consideram a cannabis como uma droga relativamente segura. Mas a investigação demonstra que quem a usa há muito tempo pode sentir dificuldade em controlar o uso da droga e tornar-se dependente. Fumar cannabis aumenta o risco de doença cardíaca e de cancros como o cancro do pulmão e pode também afectar a sua fertilidade. Nas pessoas que possuam problemas de saúde mental subjacentes, o uso de cannabis pode levar à esquizofrenia. Na Irlanda é a segunda droga mais comum detectada nos sistemas de condutores embriagados, depois do álcool.



Supercombo

 Supercombo é uma banda brasileira de rock alternativo fundada no ano de 2007, na cidade de Vitória (ES). Entre várias formações e ideias existentes, a banda conta atualmente com Leonardo Ramos (único integrante da formação original - voz, guitarra, violão); Pedro "Toledo" Ramos (voz, guitarra, violão, bateria); Carol Navarro (voz, contrabaixo elétrico); Paulo Vaz (teclados, piano digital, programações, efeitos) e André Dea (bateria). Desde 2008, a Supercombo centra as suas atividades em São Paulo. Já lançaram 5 álbuns de estúdio e 3 EPs virtuais.

Criada em 2007, a banda Supercombo — originada de um projeto com Marcel Klaczko nascido naquele ano chamado de AlexKid Music — como o nome sugere, é uma combinação de músicos e seus mais diversos estilos, histórias, lugares e influências musicais. Seu nome atual, assim como o original, possui influências de videogames. Sendo o original vindo do personagem Alexx Kidd, e o atual Supercombo de "Combo", palavra comumente usada em jogos como uma sequência de ataques ou acertos. Sendo até as palavras "Super combo" ditas no jogo Killer Instinct e escritas na série Street Fighter, com a finalização "Super combo finish".



Kamaitachi

 A banda foi formada em outubro de 1985 na cidade de Quioto pelo baterista Ken Chan e o baixista Mogwai. Ken afirmou que foi influenciado por Michiro Endo, do The Stalin. Em 1989, o guitarrista Kazzy foi substítuido por Andy e eles lançaram seu primeiro álbum de vídeo, Doku batsu shugi, limitado a 1000 cópias que foram esgotadas.

No mesmo ano, foi lançado o primeiro álbum de estúdio da banda: Itachigokko (いたちごっこ), que alcançou a primeira posição nas paradas da Oricon Indies Albums. Eles foram uma das primeiras bandas a aparecerem na revista de visual kei Shoxx. Depois de assinarem contrato com a gravadora Toy's Factory, lançaram o vídeo Kyouran butou kamachi kyouto ni Kaeru que alcançou a terceira posição na Oricon Albums Chart. No começo de 1990, lançaram o single "Hachamecha Hime", escolhido como tema de abertura do anime Tsuru Hime ja~tsu!. Em setembro, lançaram seu primeiro álbum de estúdio em uma grande gravadora, Hachamecha Kyou, que alcançou a décima posição e foi escolhido como um dos melhores álbuns de 1989 - 1998 pela revista musical Band Yarouze.[5] Depois da uma apresentação em junho de 1991 chamada JEKYLL to HYDE ~ masturbation ~, a banda declarou sua dissolução.

Wet bed gang

 Wet Bed Gang é um grupo português de rap e hip hop tuga de Vialonga. O grupo foi formado em 2014 por João Rossi "La Bella Mafia" e Pizzy e por Eduardo Caldeira, natural do Funchalinho.

O grupo é composto por quatro cantores e rappers portugueses, com os nomes de palco Gson, Zara G, Kroa e Zizzy Jr. O grupo recebeu reconhecimento nacional depois do lançamento da música “Não Tens Visto” em 2016. Após esse lançamento ganharam um grande reconhecimento no hip-hop português, sendo que diversas das suas músicas ganharam milhões de visualizações no YouTube e no Spotify. A sua produção é feita pela Sony Music, WBG Records.



David Carreira

 David Araújo Antunes (Dourdan, França, 30 de julho de 1991), mais conhecido pelo seu nome artístico David Carreira, é um ator, modelo, cantor e compositor português. Durante sua infância e adolescência, ingressou nas categorias de base de futebol do Sporting Clube de Portugal, mas uma lesão interrompeu esta vertente. O seu primeiro trabalho artístico foi como modelo, ao desfilar nos eventos ModaLisboa e Portugal Fashion e ao participar em campanhas publicitárias da Cacharel.

Conhecido pelo seu trabalho na 8.ª série de Morangos com Açúcar em 2010, David deu inicio à sua carreira como cantor em 2011 com o lançamento do seu álbum de estreia, Nº 1, que atingiu a primeira posição na tabela musical portuguesa compilada pela Associação Fonográfica Portuguesa e foi certificado de dupla platina por vendas superiores a 30 mil cópias. Participou também na telenovela Louco Amor e mais tarde na telenovela Santa Bárbara, da TVI, onde fazia de André Neves. Em 2020 participa na telenovela Bem Me Quer onde interpreta Artur Cunha.




Lalisa Manobal

 Lalisa Manobal; nascida Pranpriya Manobal; Buriram, 27 de março de 1997), mais conhecida pelo seu nome artístico Lisa (hangul: 리사; rr: Risa), é uma rapper, cantora, compositora e dançarina tailandesa. É popularmente conhecida por ser integrante do girl group sul-coreano Blackpink, tendo estreado nele em 2016 através da YG Entertainment. Lisa fez sua estreia solo com o single álbum Lalisa em setembro de 2021, que inclui o single de mesmo nome.

Nasceu como Pranpriya Manobal em 27 de março de 1997 na Tailândia, mais tarde, ela mudou legalmente seu nome para Lalisa, que significa "aquele que é louvado", a conselho de uma cartomante, a fim de trazer prosperidade. Como filha única, ela foi criada por sua mãe tailandesa e seu padrasto suiço. A mãe de Lisa se chama Chitthip Brüschweiler. Seu padrasto é Marco Brüschweiler, um chef renomado, atualmente ativo na Tailândia. Lisa concluiu o ensino médio na Praphamontree School I e ​​II

terça-feira, 9 de novembro de 2021

coala

 

O coala (nome científico: Phascolarctos cinereus) é um mamífero marsupial herbívoro arbóreo nativo da Austrália. É o único representante existente da família Phascolarctidae e seus parentes vivos mais próximos são os vombates, que são membros da família Vombatidae. 

O coala é encontrado em áreas costeiras das regiões leste e sul do continente, habitando Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália do Sul. É facilmente reconhecível por seu corpo robusto e sem cauda, uma cabeça grande com orelhas redondas e macias, e um nariz grande em forma de colher. O coala tem um comprimento de corpo de 60 a 85 cm (24 a 33 pol) e pesa de 4 a 15 kg (9 a 33 lb). A cor do pelo varia de cinza prateado a marrom chocolate. Os coalas das populações do norte são tipicamente menores e de cor mais clara do que seus pares localizados mais ao sul. Essas populações possivelmente são subespécies separadas, mas isso é contestado.



Girafa

 

O termo girafa (do árabe zarAfa(t), pelo italiano giraffa) é a designação dada a mamíferos artiodátilos, ruminantes, do gênero Giraffa, da família dos girafídeos, no qual constam quatro espécies (até 2016 considerava-se uma única espécie, a Giraffa camelopardalis, ou camelo-leopardo, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, pois acreditava-se que vinham de uma mistura de uma fêmea camelo, com um macho leopardo)[carece de fontes]. São ungulados com número par de dedos.

As girafas são os únicos membros de seu gênero e, juntas com os ocapis, formam a família Giraffidae. Atualmente estão listadas quatro espécies de girafa existentes e nove já extintas (ver abaixo), diferenciadas também pela distribuição geográfica e pelo padrão das manchas. Essas várias subespécies de girafas agora habitam as terras secas ao sul do Saara. As girafas se distribuem em dois grupos: girafa-do-norte que são tricornes, isto é, com um corno nasal interocular e dois frontoparietais, apresentando pelagem predominantemente reticulada; e girafa-do-sul, sem corno nasal e a pelagem tem predominantemente malhas irregulares.




Cobra Naja

 

Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Apesar de vários outros gêneros de cobras-capelo poderem ser designados, na língua corrente, por naja, as najas propriamente ditas são as cobras-capelo do gênero Naja, o grupo mais reconhecido e mais difundido de cobras-capelo. O gênero Naja consiste de 20 a 22 espécies, mas sofreu várias revisões taxonômicas nos últimos anos, portanto, as fontes variam muito.[1] São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos[2]. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido[3]. A artimanha serve para "aumentar" seu tamanho aparente e assustar um possível predador. Atrás da cabeça, a naja também pode possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.

Porco-espinho

 

Porcos- espinhos são grandes roedores com camadas de espinhos afiados , ou penas, que os protegem contra a predação . O termo abrange duas famílias de animais: os porcos-espinhos do Velho Mundo da família Hystricidae e os porcos-espinhos do Novo Mundo da família Erethizontidae . Ambas as famílias pertencem ao infraordem Hystricognathi dentro da ordem profundamente diversaRodentia e apresentam camadas superficialmente semelhantes de penas rígidas e / ou semirrígidas que são cabelos modificados compostos de queratina. Apesar disso, os dois grupos são distintos um do outro e não estão intimamente relacionados entre si dentro dos Hystricognathi. A maior espécie de porco-espinho é o terceiro maior roedor vivo do mundo, depois da capivara e do castor.




Pinguim

   O pinguim é uma ave da família Spheniscidae, altamente modificadas para a uma vida aquática, sendo suas asas adaptadas para promover impulso através da água.

O pinguim é uma ave da família Spheniscidae, altamente modificadas para a uma vida aquática, sendo suas asas adaptadas para promover impulso através da água. Essas aves estão amplamente distribuídas pelas águas mais frias do hemisfério sul, especialmente na Antártida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e África do Sul, entre outros. Apesar da maior diversidade de pinguins encontrar-se na Antártida e regiões polares, há também espécies que habitam nos trópicos como por exemplo o pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus), nas Ilhas Galápagos. Considerando o número de indivíduos, a maioria ocorre nas proximidades da Antártida, porém apenas as espécies Pygoscelis adeliae e Aptenodytes forsteri estão restritas a essa região, de forma que a maioria das 18 espécies está distribuída entre 45ºS e 60°S, com grande diversidade ocorrendo na Nova Zelândia e em ilhas ao redor.





Proteção de dados pessoais

  Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD) Data: 07-12-2021 1        Quem tem os teus dados pessoais.  1. Eu 2. Mãe 3.Esccola 2     ...